Durma bem!
O simples ato de dormir tem se tornado uma arte bem complexa cheia de desafios! Não é difícil ter aqueles dias em que o inimigo é o cansaço. Se praticar muito um hábito é fazer Kung Fu neste artigo você encontrará caminhos para se tornar um mestre no sono! Leia mais!
Segundo a World Association of Sleep Medicine boa parte dos adultos dormem menos que 6 horas por noite! E alguns estudos internacionais apontam que quem dorme de forma adequada é mais feliz!
Dormir pouco afeta a concentração, calma, inspiração e o bolso também! Afinal o trabalho perde rendimento e as decisões na hora de gastar e negociar são menos precisas. Para exemplificar: os Estados Unidos deixam de produzir US$ 63 bilhões/ano por falta de uma noite bem dormida! Está informação vem da American Academy of Sleep Medicine que acrescenta: a insônia de cada trabalhador norte-americano custa US$2.280,00/ano em perca de produtividade.
Artigos de Christian Benedict pela Uppsala University, na Suécia, apontam que dormir menos que o ideal de 8 horas por noite prejudica o cérebro! Prova disso é a presença de enolase (molécula específica dos neurônios) e da proteína S-100B, 20% mais presentes no sangue de quem não dorme bem.
E o que afeta tanto o sono? Geralmente bebês dormem até 12 horas naturalmente! Enquanto adultos precisam de apenas 8. Só que bebês não refletem tanto quanto os adultos! Largar a vida social e o entretenimento por 8 horas é fundamental para retornar com tudo para as 12 horas de atividades diárias.
Desconectar tudo para dormir pode causar a sensação de estar-se juntando MOFO? Há quem diga que a sociedade atual sofre de MOFO. MOFO é a sigla para Fear Of Missing Out ou Medo de Ficar de Fora! Como se não ver o que há na internet fosse razão para perder o maior evento do mundo. Como não conhecer o Gangnam Style de PSY quando os numeros de visualizações só sobem e o Trend Topics está no máximo.
O que tem afetado tanto o sono atualmente são os eletrônicos. Eles estão cada vez mais interativos e conectados. São tão bonitos e funcionais que a vontade de mexer é maior que a de dormir. Milagre para os engenheiros e pesadelo para os médicos que dizem que não dormir regularmente não faz bem para a saúde. E eles estão certos!
Ingredientes para um bom sono são: um despertador para não perder a hora, uma cama confortável e um ambiente completamente escuro!
Artigos da Universidade da Califórnia, em São Francisco, nos Estados Unidos a exemplo de Dr. David M. Clamam mostram que é uma armadilha usar qualquer dispositivo conectado na internet como despertador. Isto porque ao ver que horas são faz o usuário curioso também para ver e-mails e atualizações nos perfís sociais.
Ficar exposto a luz dos celulares, tablets, laptops e pcs por longos períodos requer mais minutos para dormir. Mensagens tensas irão causar inquietação e ansiedade na cama impedindo a proximidade do sono.
Claman completa que dos pesquisados, pessoas entre 20 e 30 anos, a maior causa de insônia são os smartphones. Se por um lado até jovens de 18 anos usam smartphones para acordar. Os despertadores convencionais caminham para a compatibilidade com os smartphones. O jeito é desligar o wifi para dormir!
As telas não ficam de fora! A American Medical Association apresenta que as telas dos dispositivos eletrônicos apresentam uma luminozidade azul parecida com a mesma de um dia claro. Assim a luz dos displays ativam receptores do cérebro que faz entender que já é manhã e interferem no ciclo do sono.
A orientação para se ter dias com bom desempenho, seja para trabalhar ou para curtir a vida, é no dia anterior alimentar-se bem mas sem estimulantes antes de dormir como o café, guaraná, energético, etc. Manter uma rotima antes de dormir e perceber a chegada do sono. Dormir em ambiente escuro, com silêncio e sem aparelhos que possam interromper o sono.
Uma experiência bem sucedida como fazer vestibular, vencer campeonatos, ter um dia de ótimo trabalho ou bem humorado com a família e amigos vai muito além de consumir energéticos. Dormir bem renova todo o corpo, traz vitalidade. Ai sim, energético serve muito bem para dar ainda mais desempenho, atenção e garra.
Quer saber quando um energético tem mais efeito no seu dia? Leia nosso artigo sobre a Hora Certa!
Se curtiu compatilhe! Para comentários e sugestões mande-nos um e-mail!
Leia mais!
Abaixo links interessantes.